Sobre nós
SIDIALE - Simpósio Diálogos Linguísticos e Ensino & Simpósio ProfLetras da UENP

Novamente, o Simpósio PROFLETRAS/UENP se articula ao SIDIALE - Simpósio Diálogos Linguísticos e Ensino -, evento criado pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) DIALE, liderado pelas Profas. Dras. Eliana Merlin Deganutti de Barros e Letícia Jovelina Storto.

O SIDIALE busca fomentar pesquisas na área dos Estudos da Linguagem, tendo como escopo estudos tanto de fenômenos linguísticos diversos como da língua como objeto de ensino-aprendizagem.  Já o Simpósio PROFLETRAS/UENP  refere-se ao terceiro evento do PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras em rede nacional) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cuja finalidade é apresentar e debater as pesquisas desenvolvidas por mestrandos do Programa, para que essas possam ser aperfeiçoadas durante o seu desenvolvimento. O evento também objetiva ser um espaço de discussão de estudos sobre o ensino-aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e literatura, promovendo palestras de pesquisadores da área. É nesse sentido que o evento se articula ao SIDIALE. Sendo assim, juntos são um evento que vai ao encontro das discussões empreendidas no PROFLETRAS. O evento conjunto se destina, assim, a professores, alunos (graduação ou pós-graduação) e pesquisadores da área de Letras, com ênfase na área de ensino da língua portuguesa e literatura. É um evento importante não só para a comunidade acadêmica, mas para os profissionais da Educação Básica, pois foca, sobretudo, a simbiose inerente entre teoria e prática docente.

O Grupo de Pesquisa Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (ELLI), liderado pelo professor Dr. Fábio Henrique Rosa Senefonte, também colaborou com a organização do evento no ano de 2020, participando com minicursos, comunicações e outros. Mais informações sobre o grupo de pesquisa em dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2452261171510863.

​O DIALE - Diálogos Linguísticos e Ensino (UENP/ CNPq), por sua vez, desenvolve pesquisas em duas linhas, uma que se dedica aos estudos analíticos do texto e do discurso, outra que foca tanto o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, como língua materna, como a formação do professor. Ambas as linhas têm como escopo uma visão enunciativa da linguagem e sociointeracional do ensino e aprendizagem. Mais informações em:  https://diale4.webnode.com/ 

​Este simpósio reúne pesquisadores desse e de outros grupos de pesquisa que se interessam pela pesquisa a respeito de linguagem, ensino etc.

Esperamos Você !